segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gestante no dentista: mito ou realidade?

Num período tão especial como a gestação, além das modificações que acontecem na vida da mulher, toda a sua atenção está voltada para o bebê. Entre a muitas recomendações que as pessoas dão à futura mãe, criou-se um mito: "Não vá ao dentista e se prepare porque seus dentes vão enfraquecer...." dizem as pessoas. A gestante pode ir ao consultório em qualquer fase da gravidez. Basta tomar alguns cuidados, como evitar raio X nos três primeiros meses de gestação. Para garantir a saúde dos dentes, a gestante deve manter uma boa higiene bucal e ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de açúcar em grande quantidade, evitando, assim, cáries e doenças da gengiva.
O que fazer para ajudar os dentinhos do bebê?

Logo nos primeiros meses de gestação os dentinhos do bebê já estão se formando. Nesta fase é muito importante que a mãe tenha uma alimentação balanceada, comendo bastante frutas, legumes e proteínas e evitando o consumo exagerado de carboidratos e açúcares. Neste período o consumo de leite e seus derivados é importante pois o cálcio destes alimentos são aproveitados pelo bebê para a formação dentária, dispensando a complementação vitamínica.
Odontologia para gestantes: o que é, quando e o que procurar?

Odontologia para Gestante é uma área da Odontopediatria que se preocupa em cuidar do paciente desde sua vida intra-uterina fornecendo para a futura mamãe uma série de informações importantes sobre a amamentação, tipos e uso de mamadeiras, hábitos como chupeta e dedo e até mesmo sobre a higiene oral de seu bebê. Na fase seguinte, a criança entra para um programa preventivo, com orientação de higiene oral e hábitos dietéticos, aplicação de flúor e uso de selantes. Por isso é necessário procurar uma especialista em Odontopediatria por volta do 4° mês de gravidez para se fazer este trabalho educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário