quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dia dos Pais

  Dia dos Pais
 Saúde bucal também é coisa de homem
Pesquisa aponta que os homens são menos cuidadosos com os dentes do que as mulheres. Elas também frequentam mais o consultório odontológico do que eles. Com a chegada do Dia dos Pais – 12 de agosto -, a ABO alerta para os cuidados com a saúde bucal dos papais de todo o Brasil e como devem ajudar nos cuidados com os dentes dos filhos
Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e já publicada no Journal of Periodontology aponta que os homens são menos pró-ativos na manutenção de dentes e gengivas saudáveis. No quesito saúde bucal, as mulheres são melhores, já que visitam com mais frequência o consultório odontológico. Por isso, no Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os cuidados que os homens devem ter com sua saúde bucal e para o importante papel que eles desempenham na educação dos filhos.
A pesquisa realizada pela CDC com 800 participantes indica que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal. O estudo também sugeriu que as mulheres têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista. Os participantes foram submetidos ainda a um exame bucal para determinar se tinham indicadores de doenças periodontais que atacam logo abaixo da linha da gengiva no sulco, onde fazem com que a ligação entre o dente e seus tecidos de suporte se rompa. Conforme os tecidos são danificados, o sulco se transforma numa bolsa: geralmente, quanto mais severa a doença, mais profunda a bolsa.
É possível ter doença periodontal e não apresentar sinais de alerta. “Essa é uma das razões por que os check-ups regulares e exames periodontais são tão importantes, além da higiene bucal qualificada. Os homens não podem negligenciar a sua saúde bucal e nem a visita ao consultório odontológico, independente do sintoma e sempre nos prazos estabelecidos pelo profissional, para evitar problemas mais sérios”, alerta o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Rodrigo Bueno de Moraes. Gengiva vermelha, inchada ou sensível; gengiva afastada dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim; dentes permanentes que estão com mobilidade ou se separando; alterações na maneira como os dentes se encaixam ao morder ou qualquer alteração no encaixe de próteses parciais são alguns sinais de que você pode estar com alguma doença periodontal.
Vícios
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população masculina no Brasil são fumantes, correspondendo a um total de 9,3 milhões de pessoas. Muitos desses homens são pais, e podem estar contribuindo para um prejuízo ainda maior. Crianças que têm pais fumantes possuem mais problemas respiratórios do que as que têm pais não fumantes. Muitos esquecem que a fumaça do cigarro voa, impregna o ar e invade todos os cômodos da casa e das roupas, inclusive o quarto do filho.
O pai também não deve descuidar da própria saúde. O cigarro começa a prejudicar o organismo a partir da boca, podendo ocasionar de manchas nos dentes a câncer. É muito importante o diagnóstico precoce da doença, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Uma demonstração de amor e cuidado com a saúde do filho é não fumar na sua presença e escolher uma área distante, longe do ambiente da criança, como a varanda, o quintal ou mesmo a rua.
O álcool também pode ser um elemento danoso na relação pai e filho. Levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revela que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência. Outra pesquisa, da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os homens exageram mais no consumo de álcool: no ano passado, 28,8% deles beberam demais. “O cigarro, as drogas e bebidas alcoólicas favorecerem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, e os homens consomem mais disso do que as mulheres. É preciso alertar para um cuidado maior com a saúde bucal e deixar os vícios de lado. Será um benefício para o homem e para toda a família”, finaliza Rodrigo Bueno de Moraes.
Mulheres vs Homens
  • As mulheres são 26% mais prováveis do que homens a usar fio dental diariamente
  • 74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens
  • As mulheres são quase duas vezes mais propensas a notar falta de dentes de outra pessoa do que os homens
  • 44% das mulheres estão conscientes de que os periodontistas podem ajudar a contribuir para uma boa saúde, em comparação com 33% dos homens
  • Homens são mais propensos a desenvolver câncer bucal e outras complicações dessa cavidade por serem mais negligentes que as mulheres nos cuidados bucais. Além disso, eles abusam mais dos hábitos nocivos - como fumar e beber em excesso - o que repercute na boca e saúde geral
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:

A Academia Americana de Periodontia

Nenhum comentário:

Postar um comentário